Clínica Plus Santé - Medicina e Estética

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Pouco sal e muito sabor

O sal é um item considerado por muitos, importante por atribuir sabor aos alimentos, mas sabe-se que em excesso atua aumentando a retenção de líquidos e contribuindo para a elevação da pressão arterial. Alguns cuidados são importantes no dia-a-dia, no intuito de diminuir a ingestão de sal:

- Substitua o sal por condimentos como: salsa, coentro, alecrim, orégano, limão, temperos verdes, alho, manjericão e etc.
- Evite alimentos enlatados (ervilha, milho verde, molho de tomate, sardinha, patês, azeitonas e etc.), embutidos (linguiça, paio, mortadela, presunto, salame, apresuntado e etc.), Queijos (prato, parmesão, mussarela, requeijão e etc.), molhos prontos (maionese, catchup, mostarda, molho inglês, molho de pimenta e etc.), industrializados (temperos prontos, sopas em pacote, caldos de carne ou legumes, salgadinhos (batata frita, amendoim, castanha)), carnes salgadas (toucinho, charque, carne do sol, carne seca, bacalhau);
- Procure usar manteiga ou margarina sem sal;
- O pão francês tem bastante sal (1g), prefira os sem sal;
- Cuidado com os alimentos diets ligts pois muitos possuem um elevado teor de sal, principalmente os que possuem os adoçantes o ciclamato e a sacarina. Além disso, os produtos usados para dar sabor (flavorizantes) são ricos em sal;
- Evite os adoçantes que são à base de Ciclamato e Sacarina, pois possuem sódio.